A massa de coxinha utilizada para fazer esse salgado tão querido pelos brasileiros, é mais do que apenas um petisco saboroso; é uma verdadeira instituição culinária. E o que faz a coxinha ser tão especial? Sem dúvida, parte desse encanto está na sua massa, que precisa ser macia por dentro e crocante por fora. Neste artigo, vamos explorar a história da massa de coxinha, seu modo de preparo e responder algumas dúvidas comuns sobre essa delícia.
História da Massa de Coxinha:
A coxinha tem suas raízes na culinária brasileira, com sua origem muitas vezes associada à influência da culinária portuguesa. Acredita-se que ela tenha sido criada em São Paulo, por volta da década de 1950. O formato de “coxa de galinha” e a ideia de um salgado recheado e empanado surgiram como uma maneira criativa de aproveitar sobras de frango.
Inicialmente, a massa de coxinha era simples, feita apenas com farinha de trigo, água e temperos. Com o tempo, foi sendo aprimorada e ganhando novos ingredientes para torná-la mais saborosa e com melhor textura.
Modo de Preparo da Massa de Coxinha:
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 xícaras de chá de caldo de frango (ou caldo de legumes, para uma versão vegetariana)
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de açúcar
- 1 dente de alho pequeno (opcional, para dar sabor extra)
- Óleo para fritura
Instruções:
- Em uma panela, aqueça o caldo de frango (ou caldo de legumes) com a manteiga, o sal, o açúcar e o alho (se estiver utilizando). Deixe ferver.
- Assim que ferver, adicione a farinha de trigo de uma vez e mexa rapidamente até formar uma massa homogênea que se desprenda do fundo da panela.
- Transfira a massa para uma superfície lisa e deixe esfriar um pouco.
- Modele as coxinhas, colocando um pouco de recheio de frango no centro de cada porção de massa e fechando bem, dando o formato característico de coxinha.
- Empane as coxinhas passando-as em ovos batidos e depois em farinha de rosca.
- Frite em óleo quente até ficarem douradas e crocantes.
Dúvidas Comuns sobre a Massa de Coxinha:
- Posso usar água no lugar do caldo de frango? Sim, você pode substituir o caldo de frango por água, mas o caldo de frango confere mais sabor à massa.
- Posso congelar a massa de coxinha? Sim, você pode congelar a massa de coxinha crua, em porções individuais, por até 3 meses. Basta modelar as coxinhas, empanar e congelar em uma assadeira. Depois de congeladas, transfira para sacos plásticos ou recipientes adequados.
- Como deixar a massa mais macia? Para deixar a massa mais macia, certifique-se de não cozinhar em fogo muito alto e mexa vigorosamente até que ela forme uma bola homogênea.
A massa de coxinha é o segredo por trás de um salgado perfeito. Com essa receita e algumas dicas úteis, você estará pronto para fazer as melhores coxinhas da sua vida. Experimente e surpreenda-se com o resultado!
Categorias Relacionadas
Navegue por outras delícias que vão adoçar seu dia: